quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Projeto Sonora Brasil

O Sonora Brasil é um projeto realizado há mais de dez anos peloDepartamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com os Regionais da instituição. O intuito do projeto é possibilitar o contato da população com a qualidade e diversidade da música brasileira. Já está na sua 13ª edição, e nesta turnê homenageia a música brasileira do século XX.

O projeto traz para Campina Grande e João Pessoa o Quinteto Latino-Americano de Sopros, um grupo formado por professores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, que já participou da gravação de CDs de grandes compositores como Sivuca e Leandro de Carvalho, além de se apresentar em vários eventos como o Sonora Brasil.

A apresentação em João pessoa será no próximo domingo, dia 15, às 20h na Igreja de São Francisco. Em Campina Grande será na segunda-feira, dia 16, às 18h no Auditório do Departamento de Artes da UFCG. A entrada é apenas 1kg de alimento.

domingo, 18 de julho de 2010

Entrevista com Enivaldo Ribeiro


Desde seu primeiro mandato o que mudou na política paraibana? Você acredita que a população está mais consciente quanto ao voto?

Infelizmente não, a população vai muito “na onda” da mídia, se falar bem, se for demagogo ele ganha, o povo não procura saber o passado. Tem que saber o histórico da pessoa para saber quem é ela. Fui candidato de Campina Grande em 88, e perdi a eleição mesmo tendo feito tanta coisa pela cidade, isso significa que o povo não olha, vai na demagogia, na conversa, isso entristece a gente.

A família Ribeiro tem vários nomes na política, alguns de seus filhos e sua esposa estão nesse meio também, você acredita que política é algo que esta no sangue, ou sobrenome ainda conta muito e arrecada muitos votos na política paraibana?

Não, eu acho que esta no sangue, já existe uma tradição na minha família. Argemiro de Figueiredo, que foi senador da republica, foi governador do estado da Paraíba, é meu parente, primo legitimo do meu pai, tinha um tio que foi vereador Zacarias Ribeiro, meu irmão já foi prefeito de Maçaranduba, e ai a tradição começa. O próprio Veneziano é meu parente, o parentesco que tenho com Vitalzinho e Veneziano não é um parentesco muito distante, então acho que é uma questão de sangue mesmo. Talvez também influencie, por exemplo, Daniella foi influenciada porque desde pequena andava comigo, Aguinaldo também. Acho que a convivência aliada ao sangue faz isso.

Aos 75 anos, com vitórias e derrotas eleitorais, o senhor se arrepende de alguma aliança que tenha feito durante a sua vida pública? Houve muitas traições?

Não. Traições houve, mas o que me conforta é que nunca trai ninguém, graças a Deus, se eu for visitar qualquer casa em toda Campina não encontrara ninguém para dizer que eu fiz um mal, pois acredito que uma pessoa quando está no poder tem uma oportunidade que Deus dá para praticar o bem.

A atual gestão da Prefeitura de Campina divulgou que pretende fazer uma ampla reforma na feira central da cidade, qual sua opinião sobre essa reforma?

Um homem que passou quatro anos para fazer a feira da prata, uma feira muito menor que a feira central, faz medo que ele vá fazer um trabalho na feira central, vai demorar quantos anos? Ninguém nem sabe. O grande problema dessa administração é questão de planejamento, que nunca fizeram. Eu tinha planejamento no meu tempo, por exemplo, o parque do povo, o São João, isso foi feito por nós, só não fiz a pirâmide, tenho orgulho de dizer que fui eu que criei o São João, eu e minha equipe. Então para o prefeito fazer isso, pensasse antes de fazer, pois se não tiver cuidado pode criar um grande problema na região.

Campina vive hoje um problema comum das medias e grandes cidades brasileiras, as vias urbanas engarrafadas nos horários de pico. Durante a sua gestão, foram feitas as grandes avenidas da cidade, como: Floriano Peixoto, Almirante Barroso, Dinamerica, entre outras. Você acha que faltou a Campina nos últimos 30 anos um plano de desenvolvimento da malha urbana?

Nós abrimos as avenidas, a Floriano Peixoto, a Dinamerica, Almirante Barroso, varias avenidas, a abertura da Pororoca, tudo isso desobstruiu a cidade. Deixei um plano de trafego que feito por uma pessoa da universidade daqui de Campina Grande, aqui não tem mais isso, não fazem um plano. Um grande absurdo, que as pessoas não protestarão, se fosse na minha época “me matavam”, o terminal de integração, eu abri as avenidas e dei espaço a Campina Grande, ele tirou o espaço da cidade, prejudicou um equipamento bonito que Campina tem, para colocar algo que poderia ser em qualquer outro lugar. Isso é falta de visão administrativa, que ele não tem e a equipe dele não tem também, pois se tivesse não faria.

No último mês comemoramos mais um São João, você foi um dos colaboradores para o surgimento. Como se sente com o sucesso do evento?

Fico muito feliz, o São João de Campina Grande era só de rua, começou na Desembargador Trindade, uma mulher chamada Amenair dos Santos que fazia quadrilha de rua, que brinquei quando era menino. Quando assumi a prefeitura só existia uma quadrilha de rua, então estimulei quadrilhas de outras ruas, dava estrutura, estabelecia prêmios, e isso começou a proliferar nos bairros. Então nós estimulamos, iniciamos, demos o espaço, construímos o São João, depois Ronaldo colocou o nome dele.

Quais suas expectativas para essa eleição de 2010?

Gostaria que, quem for governador olhe por Campina Grande, pois é uma cidade que esta sofrida por falta de investimentos.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Rossana Honorato lança candidatura a deputada federal.

Hoje, 16 de julho, às 16h, acontece em João Pessoa o lançamento oficial da candidatura de Rossana Honorato a deputada federal, o evento será na Rua Projeta com a Avenida D. Pedro II. Vai estar presente o candidato ao governo Ricardo Coutinho, e integrantes da chapa majoritária da coligação “Uma Nova Paraíba”.

No local haverá um ato publico simbólico organizado pelo grupo “Atitude”, e conta com uma convidada especial, a candidata a reeleição a câmara federal pelo estado de São Paulo, Luiza Erundina, que declara total apoio a candidatura pelo PSB da arquiteta, professora e gestora pública, Rossana Honorato.


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Projeto Seis e Meia


O projeto Seis e Meia, que é uma parceria da prefeitura de Campina Grande com o Governo Federal, volta com tudo neste mês. O projeto continuará sendo nas quintas feiras, no Garden Hotel Campina Grande.

O projeto será retomado nesta quinta, dia 15, com um grande nome da música brasileira, a cantora Leny Andrade, uma das melhores interpretes da MPB e da Bossa Nova e considerada a melhor cantora brasileira de Jazz. Ela apresentará sucessos como “As rosas não falam” de Cartola, “Rio” de Menescal e Ronaldo Bôscoli, composições de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ivan Lins, entre outros.

Na quinta-feira, 22 de julho, se apresenta o cantor e compositor Danilo Caymmi, um dos grandes talentos da família Caymmi, uma das famílias mais musicais do Brasil. Sua fantástica voz e suas composições encantam platéias em todo mundo. Danilo também é flautista, arranjador e atuou como instrumentista em shows e gravações de Chico Buarque, Nana Caymmi, Tom Jobim, e outros grandes músicos brasileiros.

Para quem quiser ver um pouco do trabalho fantástico desses músicos, segue abaixo vídeos de Danilo Caymmi cantando “Marina”, um grande sucesso de Dorival Caymmi, e o vídeo de Leny Andrade, cantando “Você vai ver” de Tom Jobim.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Música paraibana

Brasil, terra do futebol e do carnaval, isso não há o que questionar, brasileiro sabe muito bem o significado da canção “Aqui é o País do Futebol” composto por Milton Nascimento e eternizado na voz Wilson Simonal, aqui são “noventa minutos de emoção e alegria”, a vida realmente fica lá fora.

Mas Brasil não é só isso, também se destaca quando o assunto é música, a riqueza e variedade do nosso som são admiradas em muitos cantos do mundo, alguns músicos brasileiros são mais reconhecidos “lá fora” do que no próprio país.

A Paraíba, como todos os estados, deu sua contribuição na música brasileira, emprestando o talento dos filhos da terra ao mundo, para que pudessem mostrar seus trabalhos e acrescentar o nosso ritmo à música nacional, para dar uma contribuição paraibana a essa gigantesca e brilhante obra que é a música brasileira.

O blog Paraíba Sim Senhoras vai mostrar semanalmente um pouco dessa contribuição, vamos fazer isso trazendo vídeos e músicas composta por paraibanos e interpretada por outros brasileiros que se destacam no cenário musical atual.

Letras compostas por grandes nomes da terra como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Chico César, entre outros, e que ganharam novas roupagens e foram regravadas por músicos de todo Brasil. É o som de paraibanos ganhando novas versões em vozes que enriquecem a nossa música brasileira.

Hoje, para dar inicio a essas postagens semanais, tem um vídeo que traz um dos grandes sucessos de Jackson do Pandeiro, “Chiclete com Banana”, na voz do baiano Gilberto Gil e da curitibana Marjorie Estiano. O vídeo faz parte do DVD “Cidade do Samba”, gravado no Rio de Janeiro, em setembro de 2007.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

PP já tinha aliança com Maranhão


O partido firmou aliança com peemebista às 09h30 do dia 30 de junho, é isso que mostra o documento conseguido pelo site PolíticaPB, e no mesmo dia os progressistas participaram da convenção do PSB, realizada no Clube Cabo Branco.

Segundo a ata, o PP afirma que após votação o partido deliberou em chapa única se coligar na majoritária com PMDB/PT, que tem como governador, José Maranhão. A ata foi assinada pelo presidente estadual do PP, Enivaldo Ribeiro, que subiu ao palco na convenção do PSB, juntamente com outros representantes do PP.

Segundo a versão que se tinha do PP, o motivo do rompimento era a candidatura de Romero Rodrigues (PSDB) e Tovar Correia Lima (PSDB), argumentaram que os tucanos tirariam votos da candidata a deputada estadual, Daniella Ribeiro e de Agunaldo Ribeiro, candidato a deputado federal.

A ata mostra que a adesão já estava certa desde a manhã do dia 30 de junho, e não um dia após a convenção, como anunciou o PP.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mostra de Cinema Francês


A Alliance Française, em parceria com SESC Paraíba, realiza em Campina Grande, a Mostra de Cinema Francês.

A mostra acontecerá a partir da próxima terça-feira (6), no SESC centro Campina Grande, as exibições começam às 19h com o drama Bye-Bye, do diretor Karim Dridi.

As exibições seguiram durante a semana, no mesmo local e horário. Para quem quiser conferir a programação na integra, segue o link abaixo.

http://img717.imageshack.us/img717/4383/cinemafrances2010.jpg

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Rômulo é o vice de Ricardo


E acaba de ser anunciado na convenção do PSB, em João Pessoa, o nome do vice de Ricardo Coutinho, que é o deputado Rômulo Gouveia (PSDB).

Outras candidaturas foram lançadas, como a de Daniella Ribeiro, que é candidata a deputada estadual.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Convenção estadual do PSDB


No último domingo (27), foi realizada em Campina Grande a convenção estadual do PSDB, que contou com a presença de integrantes do partido, lideranças políticas de todo o estado, e militantes cassistas, que receberão Cássio Cunha Lima em festa.

Foi oficializada a candidatura de Cássio, o ex-governador disse que no senado não irá se preocupar apenas em prejudicar a vinda de benefícios para a Paraíba, como ocorreu na época que ele governava o estado.

Tranqüilizando a militância, Cássio disse estar confiante no registro da sua candidatura, pois confia na seriedade da justiça.


segunda-feira, 28 de junho de 2010

Som da Paraíba


Zé Ramalho, cantor e compositor com mais de vinte álbuns e vários DVD`s , agora lança um CD em homenagem ao grande músico Jackson do Pandeiro (1919 – 1982), um dos mestres que influenciou na sua carreira, segundo ele, esse trabalho é uma forma de mostrar a admiração que ele tem por Jackson.

No CD ele fez releituras de grandes sucessos como “O Canto da Ema”, “Chiclete com Banana”, “Um a Um”, entre outras músicas que eternizarão O Rei do Ritmo. Algumas das canções que vão estar no álbum ganharão nova roupagem, uma versão mais moderna e com mais instrumentos.

Esse álbum vai unir o trabalho de dois paraibanos que enche de orgulho o nosso povo, as canções do nosso eterno Rei do Ritmo e a voz do grande músico Zé Ramalho.

Escolha sairá quarta-feira.


E continua a disputa pela vaga de vice na chapa de Ricardo, as negociações envolvem outros partidos que estão querendo ocupar essa vaga, um deles é o PP e como não é novidade para ninguém, quer lançar Daniella Ribeiro como vice, que provavelmente será a escolhida.

A própria Daniella falou que espera ser indicada, disse ser “uma soldada do partido” e que espera que o PP participe da chapa majoritária. Segundo a vereadora, as negociações estão sendo feitas pelos representantes do partido, e falou que a escolha sairá quarta-feira.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Flávio José


Hoje, se apresenta no parque do povo um grande paraibano, o cantor e compositor Flávio José, esse artista da terra que nos enche de orgulho e que faz todo mundo dançar ao som dos seus sucessos que agrada todas as idades.

Flávio José também é Paraíba sim senhor! E já dava suas primeiras notas aos sete anos de idade, com influências como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, hoje ele mostra a todos o verdadeiro forró!

De Mala e Cunha, Tareco e Mariola, Pra Você Voltar Pra Mim, são algumas canções que fazem sucesso na voz de Flávio José e que encanta a todos, apresentando um forró gostoso de ouvir, bom de dançar e que resgata ainda mais esse clima de São João que invade Campina Grande nesse período.

sexta-feira, 4 de junho de 2010


Hoje se inicia em Campina Grande mais uma edição do Maior São João do Mundo, a cidade ganha um novo ritmo, as ruas ganha um colorido especial, a fisionomia das pessoas mudam e o turista se encanta. Todos entram no clima de forró, o show pirotécnico, as quadrilhas e as variam atrações anunciam o inicio do grande evento.

O São João de Campina teve inicio em 1983, procurando manter a cultura nordestina, hoje o evento já é consolidado e atrai turistas do todo o mundo, dos dias 4 de junho a 4 de julho.

Durante 31 dias numa área de mais de 80 mil metros quadrados, entre quatro planos distintos é realizada a maior festa junina que abriga o Arraial Luiz Gonzaga, a Pirâmide Jackson do Pandeiro, Arraial Hilton Motta e o Centro de Arte e Cultura Popular, devidamente revestidos de cenografias que enaltecem os valores juninos e salientam as características históricas e arquitetônicas da cidade.

A abertura do grande evento será hoje a noite, com apresentação da banda Aviões do Forró, Tom Oliveira e Jairo Madruga, e vai até o dia 4 de julho, mais uma vez Campina terá um mês de festejos juninos.

Além do São João, os próximos meses contarão também com os jogos do Brasil na copa do mundo, caso a seleção brasileira de futebol chegue à final o evento tem tudo para se prolongar até o dia 11 de julho.

domingo, 30 de maio de 2010

Entrevista com Walter Brito Neto

Walter Correia De Brito Neto iniciou cedo a vida publica aos 18 anos como suplente elegeu-se como titular no cargo para o mandato 2005-2008. Atualmente é deputado federal. Cursa direito na FACISA e administração na Universidade Estadual da Paraíba.

1- Como surgiu o interesse de seguir a carreira política?

Por ver a realidade social difícil em que vivemos, e querer tentar mudar essa realidade, me instiguei a entrar na vida política, tive o incentivo dos meus amigos e familiares, a principio resisti, mas era algo que estava dentro de mim e acabei seguindo nessa carreira que acho muito importante principalmente para a juventude, por que na verdade temos uma identificação natural, por que tem problemas dos nossos tempos em que nos os viveremos e os mais velhos não viveram. Tenho me colocado sempre a disposição da Paraíba e do nosso país para ser o porta voz de uma nova geração.

2- O fato de ter familiares neste meio influenciou na decisão?

Influencia. Eu tenho os dois lados da família são relacionados na política. Acho que a convivência familiar/ política nos estimula quando podemos ver nos familiares referencias positiva. Tenho, na minha família, bons exemplos e acho que eles me incentivaram para hoje eu esta na vida política.

3- Como você lida com as criticas que inevitavelmente surgem quando se escolhe essa profissão?

As criticas são naturais por que fazem parte da democracia, do contraditório, e é importante e bom que elas surgem, as criticas construtivas, o que não são bem vindas são as críticas destrutivas que são tentativas de difamação calunia, injuria isso a gente não gosta, sempre repudiem essas atitudes e as tenho combatido.

4- O que você destaca na sua carreira política até o momento?

Primeiro acho que a defesa minha por duas instituições que as tenho como as mais importantes, a família, a igreja, também a minha cidade e o meu estado, e as bandeiras que estão relacionadas ao futuro da juventude. Temos focado através de elaboração de leis, discursos, ações e iniciativas voltadas para essas áreas. Acho que esses têm sido meu ponto principal.

5- O fato de ser um político jovem ajuda a perceber com mais clareza as dificuldades enfrentadas pelas pessoas dessa faixa etária?

Com certeza, enfrentamos muita resistência, principalmente quando cheguei ao congresso nacional, pois já tinha muitas figuras, legendas políticas nacionais, e muitas vezes elas nos desprezam não nos tratam com a devida atenção em relação aos demais parlamentares, mas quando temos uma personalidade, uma convicção, um objetivo a realizar, não nos apegarmos a isso.

6- Você tem algum projeto direcionado aos jovens?

Nos defendemos alguns projetos que já existem. Existe a PEC da juventude, no congresso nacional, a qual modifica a constituição, inclui o jovem com os mesmo direitos fundamentais que todos os cidadãos. Outro projeto que esta em andamento, na câmera, é o que compara a carteira estudantil com o RG, a documento de identificação. Mas minha maior preocupação tem sido com o jovem do semi-árido ,eles vivem uma realidade social diferente dos demais do pais. O futuro de uma criança, de um adolescente, de um jovem que vive no lugar mais seco, mais escasso do Brasil, é terrível. Pensando nisso, fizemos vários projetos sugerindo que parte do Fundo Nacional do Crescimento Regional fosse destinado para o estudo do semi-árido, com emenda reforma tributária, fizemos também o projeto obrigando que parte desse fundo o que for destinado ao nordeste,50% fosse destinado ao semi-árido. Fizemos discurso palpitantes na tribuna, na câmera dos deputados defendendo, cobrando a criação do ministério do semi-árido. Acho que a bandeira do futuro é o semi-árido.

7- O que você tem a dizer sobre a repercussão que teve o seu comentário sobre homossexuais no twitter?

Acho muito bom e importante que essa discussão seja leva e propagada na sociedade, tem muitos projetos no congresso nacional que são ameaças para sociedade. O pl1222, que regulamenta a lei contra a homofobia, ele esta cheio de vícios e sutilezas perigosas, por exemplo, você vai ter seu direito de liberdade religiosa, seu direito de liberdade de expressão censurada. Não é preconceito, se você não concorda com a prática homossexual e você expressar essa opinião, por lei, você será preso de três a cinco anos de cadeia. A postura homossexual tem que ser respeitada, mas não pode ser transformada em uma classe privilegiada. Nos fizemos um projeto na câmera para que o homossexual não adotasse crianças na situação de casal, independente da sua preferência sexual você pode adotar uma criança na condição de solteiro. Você dizer que uma pessoa do sexo masculino será mãe de uma criança, você dizer que uma mulher será pai de uma criança é descaracterizar o papel da família, que é algo instituído por Deus, está escrito nas as escrituras. Devemos preservar a família, pois ela é a instituição ainda mais importante e sempre será.

8- Nestes últimos anos percebemos um aumento de denuncias sobre corrupção, inclusive envolvendo paraibanos. Você acha que esse aumento de denuncias se deve ao crescimento da corrupção, ou de uma melhora na justiça?

Acho que isso se deve, em grande parte, a informação, principalmente a traves da impressa. Temos hoje a internet, na qual rapidamente as informações chegam à sociedade. O que mais tem contribuindo para que esses fatos venham à tona, para que a coisa funcione e ande no Brasil tem sido a impressa e a cobrança da sociedade através dela.

9- Para finalizarmos, quais são seus planos para (ou na) política? Podemos esperar uma candidatura nessa eleição de 2010?

Sim, nos iremos tentar voltar a Câmera de Deputados, colocarei meu nome a disposição para que a Paraíba decida qual o futuro político que teremos. A Paraíba que precisa de novos representantes, precisa renovar seu quadro político, precisa de mudanças, precisa de novos conceitos políticos, e temos defendidos conceitos novos e esperamos nessa eleição alcançar isso.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mais de R$ 15 milhões em propaganda!


Os paraibanos que acompanham emissoras de rádio e TV locais, devem ter se dado conta da grande quantidade de propagandas do governo do estado, desde dezembro do ano passado elas não param de passar.

Nos últimos quatro meses, o governo pagou R$ 15.600.197,31, montante superior ao que foi empregado em áreas importantes como Transporte, Gestão Ambiental, Ciência e Tecnologia.

O governo Maranhão esta batendo recordes na historia da Paraíba, com a intenção de passar uma boa imagem nos veículos de comunicação, ele emprega quantias absurdas que poderiam ser destinadas a serviços essenciais, que com certeza necessitam de recursos.

Só no mês de dezembro, conforme atesta o programa Sagres do Tribunal de Contas, o governo pagou R$ 10.173.326,62. Em março do ano passado gastou-se apenas R$ 514.672,83 com Comunicação, inexplicavelmente dobrou em seis vezes o montante em março de 2010.

Parece que o governo Maranhão esta muito mais preocupado em passar uma boa imagem do seu governo.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Mãos de chita


Esse é o tema do XII Salão de Artesanato Paraibano, que será realizado em Campina Grande de 4 a 27 de junho, aproveitando o fluxo turístico do Maior São João do Mundo para divulgar e comercializar os belos trabalhos dos artesãos locais.

O tema idealizado pela arquiteta e Presidente de Honra do Programa, Sandra Moura, se reflete até mesmo na ambientação do local, que utiliza a matéria-prima chita para retratar ainda mais a regionalidade do nosso artesanato.

Os espaços foram divididos por tipologias, na praça de alimentação além de lanchonetes que oferecerão um cardápio de comidas típicas variadas, estão programadas apresentações folclóricas, e serão colocadas TVs de plasma para transmitir os jogos da copa.

O salão esta sendo montado em um terreno na Av. Otacílio Nepomuceno, no bairro do Catolé, a solenidade de abertura acontecera às 18h e haverá uma apresentação de uma quadrilha de Boa Vista que contara a historia do surgimento da chita.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O poeta do som


Hoje, 26 de maio de 2010, um dos maiores músicos da nossa Paraíba estaria completando 80 anos.

Severino de Oliveira, popularmente conhecido como Sivuca, nasceu em Itabaiana no ano de 1930 e se consagrou como exímio executante da sanfona, multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor.

Sua trajetória na música teve inicio aos 9 anos, quando seu pai lhe deu de presente uma sanfona, aos 15 anos ingressou na Rádio Clube de Pernambuco, em Recife, desde então Sivuca só veio a enriquecer significativamente a música brasileira.

Em 1951, gravou seu primeiro LP, que incluía sucessos como Carioquinha do Flamengo (Waldir Azevedo, Bonfíglio de Oliveira) e Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), e neste mesmo ano lançou o seu primeiro sucesso nacional, a música “Adeus, Maria Fulô”, que nos ano 60 ganhou uma versão psicodélica pela banda Os Mutantes.

Suas composições que incluíam choros, frevos, forrós, baião, música clássica, blues, jazz, entre muitos outros, caíram no gosto popular. Morou no Rio de Janeiro e em Nova Iorque, levando os ritmos da Paraíba não só para todo pais como para o mundo.

A obra de Sivuca continua agradando a diversos gostos, ganhando novas versões, e nos deixando ainda mais orgulhosos de sermos Paraíba, sim senhor!

Aos não politizados


Em Campina Grande por lei devem ser eleitos 16 vereadores para compor a câmara municipal, eles tem como função aprovar ou não os projetos feitos por eles ou pelo Sr. Prefeito com o intuito de melhorar a infraestrutura, prestação de serviços municipais, dentre outras importantes decisões que por tabela afetam nossas vidas.

No dia 18 de maio de 2010, um grupo de jovens visitou a câmara, um deles pela primeira vez, e constatou que apenas 9 dos 16 vereadores estavam presentes. Visto os autos salários e a grande importância destes no cenário político municipal, esperava-se o preenchimento total das cadeiras da câmara e no máximo uma falta eventual.

Os cidadãos de hoje só levam o nome, não exerce sua função fiscalizadora porque, em linhas gerais, não são educados para contestar, indagar. Habituam-se a pouco logo não tem mente e alma politizada, e isto ficam a cargo de uma pequena elite que enquanto não for atacada fica calada.

Pense se fizéssemos uma analogia entre a universidade e a câmara de vereadores de varias cidades do Brasil. Numa universidade normalmente permite-se 25% de faltas de um aluno em uma disciplina, se isso se aplicasse às câmaras muitos já tinham perdido “suas cadeiras”.

Pagamos caro por muitas coisas que não usamos ou não atinamos para saber como funciona, enquanto não nos politizar-nos, nossas grandes defasagens sociais continuarão grandes e cedo ou tarde nos engolirá, pois perderemos o mérito de conquistá-los.

Por: Pedro Augusto

domingo, 23 de maio de 2010

Daniella Ribeiro vice... de José Maranhão?


Com o apoio de Vitalzinho e Veneziano, Maranhão poderá indicar Daniella Ribeiro, vereadora de Campina Grande, atualmente da oposição, para vice da chapa do atual governador.

Maranhão dias atrás falou que existe uma grande chance do candidato a vice na chapa encabeçada pelo PMDB sair de um partido de oposição ao Governo.

Em entrevista a Marcos Marinho, Oscar Neto e Carlos Souza, na Correio FM, o pré-candidato ao senado Vital do Rego Filho, disse que não será empecilho a uma aliança com o PP.

Vitalzinho ainda comparou a possível volta da família Ribeiro ao seu grupo como o retorno "a uma antiga estação ferroviária", explicando que também torce para que outras legendas integrem a aliança com Maranhão, a exemplo do PDT de Damião Feliciano.

Entretanto, Vitalzinho fez questão de ressalvar que nunca participou de nenhum tipo de conversa com os Ribeiro nesse sentido. "Mas eu torço que o PP venha; não tenho restrição e nem resistência e Maranhão sabe disso".

Apesar de ainda não ter nenhuma confirmação da possível indicação de Daniella para vice de Maranhão, alguns já defendem a idéia, como é o caso do deputado Guilherme Almeida (PSC) que disse nesta quarta-feira, 19, em entrevista ao programa “Rede Verdade”, que não há nenhuma objeção, “de nossa parte”, em receber a adesão do Partido Progressista, tampouco a indicação do nome da vereadora campinense Daniella Ribeiro.

“Não temos nenhuma dificuldade para apoiar à vinda de Daniella para o nosso grupo, bem como seu pai Enivaldo Ribeiro e todo o seu grupo político, pois seria o retorno as bases dos quais eles já pertenceram”, afirmou Guilherme Almeida.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Fenart está de volta


O maior festival de arte da Paraíba acontecerá de 23 a 29 de maio, na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), em João Pessoa. O evento oferece ao público 162 atrações nas áreas de música, teatro, cinema, dança, lançamento de livros, oficinas e workshops.

O grande homenageado do 13º Fenart é o músico paraibano Sivuca, que completaria 80 anos no próximo dia 26 deste mês, uma das homenagens acontecerá na abertura do festival, domingo (23), com concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba e Hermeto Pascoal, tendo como convidados Fábio Pascoal e Aline Morena.

Com mais de 53 mil metros quadrados de área coberta, o Espaço Cultural José Lins do Rego é um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Tem três teatros, um cinema, planetário, vários auditórios, galeria de arte, museu, escolas de dança, música e língua, além de uma área para shows que comporta 15 mil pessoas.

Entre os destaques da programação estão Lenine, Frejat, João Bosco, Dominguinhos, Antonio Nóbrega, Jessier Quirino, Cabruêra, entre outros, na literatura tem Zuenir Ventura e Nelson Mottae, no cinema, filmes de Sílvio Tendler, Marcelo Gomes e Karim Ainouz e Marco Ricca.

A programação completa está disponível no site do evento.

http://funesc.com.br/fenart2010/

Ficha Limpa aprovado no senado!


O Ficha limpa foi aprovado por unanimidade nesta quarta, o projeto que torna inelegível o político com mandato condenado pela Justiça, fica proibido de se candidatar pelo resto do mandato e mais oito anos, quem renunciar ao mandato para fugir da cassação, fica inelegível.

Agora o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para pode virar lei, mas é o Judiciário que vai decidir se as novas regras já valem este ano.

Uma emenda de redação foi acrescentada ao projeto, padronizando expressões no texto. Mesmo com a emenda, que acabou aprovada por 70 votos, também sem votos contrários e abstenções, o projeto não volta à Câmara, porque não altera o mérito.

Aqui na Paraíba, nenhum candidato será atingido pelo projeto, e todos poderão se candidatar, até mesmo o ex-governador Cássio Cunha Lima, pois foi condenado por órgão colegiado, mas já cumpriu sua pena.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Diferença diminui


Pesquisa divulgada pela Rede Bandeirantes, nesta terça, mostra que diferença de Maranhão para Ricardo Coutinho cai para quatro pontos em relação ao Vox Populi da correio.

Na nova pesquisa José Maranhão (PMDB) aparece com 43% da intenção de votos, um ponto percentual a menos dos 44% apresentados pelo instituto no Jornal Correio da Paraíba, quando da divulgação da pesquisa Vox Populi no final de março.

Ricardo Coutinho (PSB) aparece com 35% da intenção de votos, três pontos a mais do que a Vox Populi publicada pelo Correio.

Foram ouvidos 700 eleitores entre os dias 10 e 12 de maio, o senador Cícero Lucena (PSDB), que já saiu da disputa, com 7%. Brancos e nulos somam 5% e indecisos 10%.

A próxima pesquisa será publicada na próxima semana, sem o nome do senador Cícero Lucena na disputa.

As especulações continuam...


Continuam as opiniões e especulações sobre quem vai ser o vice de Ricardo Coutinho, já faz tempo que se questiona quem vai compor a chapa.

Quem voltou a mostrar sua opinião foi o suplente de senador Carlos Dunga (PTB), que defende o nome do ex-senador, Ivandro Cunha Lima (PSDB), como alternativa de Campina Grande para compor na vaga de vice a chapa com Ricardo Coutinho (PSB).

“O nome deve sair do segundo maior colégio eleitoral da Paraíba e pela qualidade, por ser um grande ex-parlamentar. Por está ligado a sociedade, não pelo fato de ser Cunha Lima, pela qualidade, o melhor nome é Ivandro Cunha Lima”, insistiu Dunga.

Guilherme Almeida consegue liminar


O deputado estadual Guilherme Almeida (PSC), vai permanecer no mandato na Assembléia Legislativa até o julgamento, ele foi acusado de infidelidade partidária mas teve a liminar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral na noite desta terça-feira (18).

Não foi apenas Guilherme Almeida, a justiça também cassou outros mandatos por infidelidade partidária, como é o caso do deputado Carlos Batinga (PSC).

segunda-feira, 17 de maio de 2010

III Encontro das Oposições


Mais um encontro da oposição foi realizado, desta vez em Souza, e contou com a presença de Militantes e lideranças políticas de nove partidos para debater alternativas para a construção de um novo Plano de Gestão para a Paraíba.

O pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), e os pré-candidatos ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), e Efraim Morais (DEM) comandaram o encontro que reuniu cerca de 6 mil pessoas no Souza Clube.

"Este encontro é a consolidação das oposições na Paraíba. Estamos unidos e prontos para enfrentar novos desafios", declarou Ricardo.

PMDB realiza encontro da juventude


E no final de semana foi realizado o encontro da juventude do PMDB, o evento foi promovido por Raniery Paulino em Guarabira. Estavam presente alem de José Maranhão, os pré-candidatos ao Senado Vitais Filho e Wilson Santiago, além do deputado federal Manoel Júnior e do prefeito de Mulungu.

Maranhão declarou ter 74 anos e não ter vergonha da sua idade, mas afirmou ficar constrangido por ser classificado como "velho" por seus adversários, e ressaltou: "O importante é ter idéias novas e querer fazer do governo um laboratório para os jovens".

sábado, 15 de maio de 2010

Conexão Livre


Hoje tem o programa Conexão Livre, na rádio Cariri AM 1160 às 18:00 h e a pauta do programa gira em torno de um dos assuntos mais polêmicos em torno do ingresso de jovens no ensino superior, o projeto de cotas.

Em novembro de 2008 foi aprovado pela Câmara Federal um projeto de lei que destina 50% das vagas das universidades públicas aos estudantes de que cursaram o ensino médio em escolas públicas, desde então o assunto tornou-se alvo de discussões e dividiu as opiniões dos mais importantes ícones em educação no Brasil.

Estes e outros temas estarão no programa de hoje, além de ouvi-lo pelo rádio, você pode acompanhá-lo também pelo site: www.radiocariri.com.br

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O olhar feminino na política


Nesta quinta feira o blog Paraíba sim Senhoras foi à Câmara Municipal de Campina Grande para prestigiar a instalação do Comitê Multipartidário na cidade.

Além das representantes da Câmara, Daniella Ribeiro(PP) e Ivonete Ludgério(PSB), o evento contou com a presença de Rossana Honorato(PSB), Sandra Marrocos (PSB), Maria Lopes Barbosa, representando Cássio Cunha Lima, a prefeita de Pilar, Virgínia Veloso Borges, a ex-prefeita Cozete Barbosa, dentre outras.

O objetivo do Comitê é mobilizar as mulheres para atuarem de forma ativa na política, buscar a igualdade de direitos e mostrar que as mulheres têm condições, idéias e são capazes de ocupar cargos majoritários.

Foi destacado também a importância da participação dos homens, e que não se tem motivos para disputas, pois já é de conhecimento de todos o papel importante que a mulher exerce na política, já que somos maioria do eleitorado, e como destacou a vereadora Daniella Ribeiro,temos que fazer valer!

A mulher ainda ocupa um espaço muito pequeno no cenário político, como por exemplo na Câmara dos deputados, que representam apenas 9% . O comitê luta para tentar mudar essa historia, e como primeira tarefa, quer a aprovação do projeto que determina que 30% do Fundo Partidário seja destinado, anualmente, aos órgãos de representação das mulheres nas direções dos Partidos Políticos para a realização de atividades de formação e capacitação política das mulheres; e que 30% do tempo de propaganda gratuita em rádio e televisão sejam destinados à participação das mulheres.

A cada dia a participação da mulher vem crescendo, isso ocorre desde 1933, quando foi dado as mulheres o direito de votar, de lá pra cá a mulher vem se fortalecendo e mostrando o olhar feminino na política.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cássio fala de obras iniciadas em seu governo


Cássio Cunha Lima, foi entrevistado na TV Master onde respondeu perguntas feitas pelos telespectadores e esclareceu dúvidas.

O tucano falou que o atual governo faz tentativas constantes de distorção da realidade ao fazer propagandas de obras que foram iniciadas em seu governo, a exemplo do Centro de Convenções, a Transposição Translitorânea, ações no Bessa, no Hospital Arlinda Marques e no Clementino Flagra, além de algumas ações, que segundo ele, já estavam concluídas, como o Hospital de Trauma de Campina Grande.

O ex-governador lembrou que sua cassação não foi por compra de votos ou pelo desvio de verbas, e sim por uso promocional de programas de governo, e afirmou que em todos os seus mandatos as suas contas foram aprovadas.

Depois de dois mandatos como deputado federal, três vezes eleito como prefeito de Campina Grande, eleito e reeleito governador da Paraíba, Cássio disputa sua 10ª eleição, desta vez sendo candidato a senador.

Projeto ficha limpa vai ao Senado.


O texto original do projeto foi proposto pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e recebeu mais de um milhão de assinaturas de apoio, coletadas por entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na tentativa de alcançar um consenso, a proposta foi enviada para a CCJ. O parecer de José Eduardo Cardozo, aprovado pela comissão, permite ao candidato apresentar recurso, com efeito suspensivo, contra decisão que o tenha condenado por algum crime que o torne inelegível. Esse recurso será julgado em caráter urgente e, se for negado, o registro da candidatura ou o diploma do eleito será cancelado.

O texto que sai da Câmara é mais flexível do que o proposto pelo MCCE. A idéia inicial era proibir a candidatura de todos os condenados em primeira instância. Atualmente, só políticos condenados em última instância, o chamado trânsito em julgado, são impedidos de disputar.

O projeto precisaria ser aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até 6 de junho para ter validade para as eleições de outubro.

No Senado, no entanto, há empecilhos regimentais para a votação. A pauta da Casa está trancada por Medidas Provisórias e pelos projetos do pré-sal, que tem urgência constitucional. Diferente da Câmara, onde são permitidas algumas votações mesmo com o trancamento da pauta, no Senado nunca se realizou votações desta forma.

Novo líder da oposição na Assembléia Legislativa.


O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) falou sobre o ultimo empréstimo, encaminhado pelo governo do estado á Assembléia Legislativa, na ordem de R$ 227 milhões, para a realização de obras de saneamento básico em todo o Estado.

Segundo o parlamentar, o atual governo esta contraindo empréstimos na ordem de cerca de R$ 2 milhões por dia, e que isso nunca aconteceu na história deste Estado.

Ricardo Barbosa ainda falou que o governo está extrapolando na capacidade de endividamento do Estado, aproveitando o saneamento econômico deixado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB).

São cerca de 800 milhões de reais de empréstimos contraídos em 448 dias de governo. Esta e a maior cifra, proporcionalmente, em operações financeiras entre todos os estados brasileiros. Um verdadeiro absurdo” foi o que declarou o novo líder.

terça-feira, 11 de maio de 2010

"Flor da Paraíba"


A menos de um mês para o São João, o nosso blog traz uma postagem especial sobre uma mulher que tem o ritmo do São João no sangue, ela é Paraíba sim senhora!

Elba Maria Nunes Ramalho, ou apenas Elba Ramalho, nasceu 17 de agosto de 1951 na zona rural da localidade de Conceição, mais conhecida como "Conceição do Vale do Piancó”, em 1962, mudou-se junto com sua família para Campina Grande.

Seu primeiro passo no mundo da música foi com o conjunto feminino "As Brasas", em 1968,onde ela era baterista. Anos à frente o grupo musical se transformou em grupo teatral, e Elba começou a se apresentar sozinha, em vários festivais pelo nordeste.

Conhecida por ter uma voz inconfundível e uma energia incomparável no palco, Elba lançou seu primeiro disco com enorme sucesso em 1979 com o nome - Ave de prata.

Com uma discografia de com vinte nove discos, podemos destacar CDs como “Flor da Paraíba”, lançado em 1998, no qual Elba escolheu um repertório em que resgata os sentimentos nordestinos. A intérprete buscou jóias do cancioneiro que valorizam a riqueza do universo da MPB.

Presença tradicional no São João De Campina, Elba, já foi ovacionada nos grandes palcos internacionais, como a Olympia, de Paris, o Blue Note, de Nova York, o Brixton Academy, de Londres, e o Festival de Montreaux, na Suíça.

Elba é bicampeã do prêmio Grammy Latino, por seus dois últimos trabalhos: Qual assunto que mais lhe interessa?-2008 e Balaio de Amor-2009, na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras - Regional e Tropical.

E seu talento se estende também ao teatro, onde atuava em peças em que a musica estava presente. Em 1974, participou da peça Viva o Cordão Encarnado, com o grupo de teatro Chegança, no Rio de Janeiro.

Com seu talento e suas conquistas, Elba vem acrescentar na nossa lista mais um motivo de termos orgulhos de ser Paraíba sim senhor!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Artistas se mobilizam em defesa da liberdade de expressão


Os membros do Fórum Permanente de Artes Visuais de João Pessoa estão Adicionar imagemmovendo uma Moção de Repúdio contra a vereadora Eliza Virgínia (PPS), o motivo foi o projeto de autoria da parlamentar.

O projeto visa um controle para a instalação de esculturas e outras obras na capital paraibana, pois segundo Eliza, muitas das recentes esculturas implantadas pela Prefeitura de João Pessoa não tem ligações com a cultura e com a religiosidade paraibana.

“É pelo respeito ao povo da Paraíba e de João Pessoa que eu fiz esse projeto, pois as esculturas que aí estão são obras de grande impacto, colocadas em espaços públicos e construídas com dinheiro público”, argumentou a vereadora Eliza Virginia.

Mas para o Fórum, Eliza está tentando censurar à arte e também está desrespeitando a população da cidade. A moção está sendo feita por meio de abaixo-assinado e será entregue na Câmara nesta terça-feira (11).

O grupo - formado por artistas, educadores, estudantes e admiradores da arte – acredita que com o projeto Eliza esta desrespeitando os autores das obras e os pessoenses.

A produtora cultural Lu Maia, declara que a vereadora não tem como provar que a população está contra as obras e disse também que a idéia do projeto está baseada em um suposto preconceito religioso, argumento que se abriga no fato de Eliza Virgínia ser evangélica e ter se referido várias vezes à obra ‘’Cavalo Alado” como “Cavalo do Cão”.

“ A vereadora Eliza também está se aproveitando do momento político para falar mal da Prefeitura de João Pessoa, mas nós do Fórum não estamos levando para esse lado”, completou Lu Maia.

Adesão a pré-campanha de Ricardo Coutinho


Um novo apoio a pré-candidatura de Ricardo Coutinho, desta vez a adesão partiu da prefeita do município sertanejo de Emas, Fernanda Loureiro (PSDB), a gestora apoiava a candidatura de Cícero Lucena, que desistiu de concorrer ao pleito.

Fernanda Loureiro declarou apoio a pré-candidatura de Ricardo durante visita que o socialista fez ao município de Itaporanga para prestigiar o encerramento da Semana Cultural da cidade.

“Agora que as oposições estão unidas na Paraíba, acredito que Ricardo Coutinho é a melhor opção para o nosso Estado. Nós precisamos avançar e não deixar que a Paraíba volte no tempo e pare crescer”, argumentou Fernanda Loureiro.

Ricardo Coutinho foi prestigiar o encerramento da Semana Cultural de Itaporanga , ao lado dos pré-candidatos ao Senado Cássio Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (DEM), além dos deputados estaduais Dinaldo Wanderley (PSDB) e Lindolfo Pires (DEM).

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia das mães!


Hoje, 9 de maio de 2010, é o dias das mulheres mais importantes de nossas vidas, dia das mães.
O blog Paraíba sim Senhoras parabeniza todas as mães pelo seu dia, agradecer a essas mulheres que dedicam grande parte do seu tempo aos filhos.
Parabéns a todas as mães!

sábado, 8 de maio de 2010

Maranhão é vaiado


O governador José Maranhão foi vaiado durante carnaval fora de época de São José de Piranhas.
Após passar com sua comitiva na região de Cajazeiras, Maranhão foi a São José de Piranhas assistir a abertura da Micaranhas, ao subir no palco a população começou gritar e vaiar o governador.
Em seguida, Maranhão, que estava acompanhado de vários secretários e dos deputados federais Wilson Santiago e Vital Filho, além do deputado Jeová Campos, do PT, desceram do palanque e o governador desapareceu da festa.

Campina Grande terá um Comitê Municipal Multipartidário de Mulheres


O Comitê Estadual Multipartidário de Mulheres surgiu para defender o espaço da mulher no cenário político brasileiro.
Os comitês estaduais já estão presentes em vários estados como Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
O Comitê Estadual Multipartidário de Mulheres promove uma mobilização que busca participação das mulheres nos Partidos Políticos, viabilizam também contribuir para realização de campanhas pelo principio democrático do equilíbrio da igualdade de oportunidades de direitos.
O comitê faz evento em Campina Grande dia 13 de maio de 2010, ás 14:00h, no Plenário Municipal de Campina Grande, onde será criado o Comitê do Município da cidade, assim como já existe em João Pessoa.

Ricardo Coutinho (PSB) recebeu a declaração de apoio de dois vereadores filiados ao PMDB.

Durante a visita ao município de Massaranduba nesta sexta-feira (8), o presidente estadual do PSB e pré-candidato ao governo do Estado, Ricardo Coutinho, recebeu a declaração de apoio de dois vereadores filiados ao PMDB.
O vereador Daniel Lopes e a vereadora de Serra Redonda, Marinalva Matias, mostraram os motivos do apoio a Ricardo Coutinho e ambos também declararam que acompanham o pré-candidato ao Senado Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador Efraim Morais (DEM).
Marinalva Matias, disse que faz questão de votar em Ricardo devido ao reconhecimento pelo excelente trabalho realizado por ele frente à prefeitura de João Pessoa. O vereador Daniel Lopes afirmou que o grupo que comanda o poder na Paraíba atualmente não corresponde às necessidades dos municípios nem tampouco da população que está abandonada na falta de atenção as suas necessidades básicas.

Cássio e Efraim continuam na liderança


A pesquisa Datavox ratificou os números divulgados pelo Instituto Consult, Cássio Cunha Lima continua liderando o páreo e tem 53,4 % das intenções de votos. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95,5%.
O segundo parlamentar mais lembrado foi o senador Efraim Morais, do DEM, que é candidato à reeleição com 31,2%.
Vital do Rego Filho (PMDB) vem logo depois com 25,7% das intenções de votos, ele que foi um dos últimos a lançar a pré-candidatura cresceu na pesquisa.
A pesquisa DATAVOX foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi protocolado sob o registro junto ao TRE-PB sob o número 11866/2010, de 29 de abril de 2010. A consulta foi realizada com pessoas de 16 anos ou mais da área em estudo no período de 21 a 24 de abril de 2010, em 48 municípios do Estado da Paraíba. Os dados abrigaram a opinião de 1.117 pessoas.

Maranhão ganha apoio de tucanos


O apoio foi do presidente municipal do PSDB do município do Conde, Vailson Oliveira, que seguiu decisão dos vereadores Hervázio Bezerra e Marcos Vinicius que resolveram apoiar a "reeleição" de José Maranhão.
"Só quem perdeu com a saída de Cícero da disputa foi a Paraíba e o nosso PSDB, não sei o que irei fazer, mas provavelmente devo acompanhar os vereadores Marcos Vinicius e Hervásio Bezerra". Declarou o tucano.