terça-feira, 11 de maio de 2010

"Flor da Paraíba"


A menos de um mês para o São João, o nosso blog traz uma postagem especial sobre uma mulher que tem o ritmo do São João no sangue, ela é Paraíba sim senhora!

Elba Maria Nunes Ramalho, ou apenas Elba Ramalho, nasceu 17 de agosto de 1951 na zona rural da localidade de Conceição, mais conhecida como "Conceição do Vale do Piancó”, em 1962, mudou-se junto com sua família para Campina Grande.

Seu primeiro passo no mundo da música foi com o conjunto feminino "As Brasas", em 1968,onde ela era baterista. Anos à frente o grupo musical se transformou em grupo teatral, e Elba começou a se apresentar sozinha, em vários festivais pelo nordeste.

Conhecida por ter uma voz inconfundível e uma energia incomparável no palco, Elba lançou seu primeiro disco com enorme sucesso em 1979 com o nome - Ave de prata.

Com uma discografia de com vinte nove discos, podemos destacar CDs como “Flor da Paraíba”, lançado em 1998, no qual Elba escolheu um repertório em que resgata os sentimentos nordestinos. A intérprete buscou jóias do cancioneiro que valorizam a riqueza do universo da MPB.

Presença tradicional no São João De Campina, Elba, já foi ovacionada nos grandes palcos internacionais, como a Olympia, de Paris, o Blue Note, de Nova York, o Brixton Academy, de Londres, e o Festival de Montreaux, na Suíça.

Elba é bicampeã do prêmio Grammy Latino, por seus dois últimos trabalhos: Qual assunto que mais lhe interessa?-2008 e Balaio de Amor-2009, na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras - Regional e Tropical.

E seu talento se estende também ao teatro, onde atuava em peças em que a musica estava presente. Em 1974, participou da peça Viva o Cordão Encarnado, com o grupo de teatro Chegança, no Rio de Janeiro.

Com seu talento e suas conquistas, Elba vem acrescentar na nossa lista mais um motivo de termos orgulhos de ser Paraíba sim senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário