quarta-feira, 26 de maio de 2010

O poeta do som


Hoje, 26 de maio de 2010, um dos maiores músicos da nossa Paraíba estaria completando 80 anos.

Severino de Oliveira, popularmente conhecido como Sivuca, nasceu em Itabaiana no ano de 1930 e se consagrou como exímio executante da sanfona, multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor.

Sua trajetória na música teve inicio aos 9 anos, quando seu pai lhe deu de presente uma sanfona, aos 15 anos ingressou na Rádio Clube de Pernambuco, em Recife, desde então Sivuca só veio a enriquecer significativamente a música brasileira.

Em 1951, gravou seu primeiro LP, que incluía sucessos como Carioquinha do Flamengo (Waldir Azevedo, Bonfíglio de Oliveira) e Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), e neste mesmo ano lançou o seu primeiro sucesso nacional, a música “Adeus, Maria Fulô”, que nos ano 60 ganhou uma versão psicodélica pela banda Os Mutantes.

Suas composições que incluíam choros, frevos, forrós, baião, música clássica, blues, jazz, entre muitos outros, caíram no gosto popular. Morou no Rio de Janeiro e em Nova Iorque, levando os ritmos da Paraíba não só para todo pais como para o mundo.

A obra de Sivuca continua agradando a diversos gostos, ganhando novas versões, e nos deixando ainda mais orgulhosos de sermos Paraíba, sim senhor!

3 comentários: