quarta-feira, 26 de maio de 2010

Aos não politizados


Em Campina Grande por lei devem ser eleitos 16 vereadores para compor a câmara municipal, eles tem como função aprovar ou não os projetos feitos por eles ou pelo Sr. Prefeito com o intuito de melhorar a infraestrutura, prestação de serviços municipais, dentre outras importantes decisões que por tabela afetam nossas vidas.

No dia 18 de maio de 2010, um grupo de jovens visitou a câmara, um deles pela primeira vez, e constatou que apenas 9 dos 16 vereadores estavam presentes. Visto os autos salários e a grande importância destes no cenário político municipal, esperava-se o preenchimento total das cadeiras da câmara e no máximo uma falta eventual.

Os cidadãos de hoje só levam o nome, não exerce sua função fiscalizadora porque, em linhas gerais, não são educados para contestar, indagar. Habituam-se a pouco logo não tem mente e alma politizada, e isto ficam a cargo de uma pequena elite que enquanto não for atacada fica calada.

Pense se fizéssemos uma analogia entre a universidade e a câmara de vereadores de varias cidades do Brasil. Numa universidade normalmente permite-se 25% de faltas de um aluno em uma disciplina, se isso se aplicasse às câmaras muitos já tinham perdido “suas cadeiras”.

Pagamos caro por muitas coisas que não usamos ou não atinamos para saber como funciona, enquanto não nos politizar-nos, nossas grandes defasagens sociais continuarão grandes e cedo ou tarde nos engolirá, pois perderemos o mérito de conquistá-los.

Por: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário