segunda-feira, 10 de maio de 2010

Artistas se mobilizam em defesa da liberdade de expressão


Os membros do Fórum Permanente de Artes Visuais de João Pessoa estão Adicionar imagemmovendo uma Moção de Repúdio contra a vereadora Eliza Virgínia (PPS), o motivo foi o projeto de autoria da parlamentar.

O projeto visa um controle para a instalação de esculturas e outras obras na capital paraibana, pois segundo Eliza, muitas das recentes esculturas implantadas pela Prefeitura de João Pessoa não tem ligações com a cultura e com a religiosidade paraibana.

“É pelo respeito ao povo da Paraíba e de João Pessoa que eu fiz esse projeto, pois as esculturas que aí estão são obras de grande impacto, colocadas em espaços públicos e construídas com dinheiro público”, argumentou a vereadora Eliza Virginia.

Mas para o Fórum, Eliza está tentando censurar à arte e também está desrespeitando a população da cidade. A moção está sendo feita por meio de abaixo-assinado e será entregue na Câmara nesta terça-feira (11).

O grupo - formado por artistas, educadores, estudantes e admiradores da arte – acredita que com o projeto Eliza esta desrespeitando os autores das obras e os pessoenses.

A produtora cultural Lu Maia, declara que a vereadora não tem como provar que a população está contra as obras e disse também que a idéia do projeto está baseada em um suposto preconceito religioso, argumento que se abriga no fato de Eliza Virgínia ser evangélica e ter se referido várias vezes à obra ‘’Cavalo Alado” como “Cavalo do Cão”.

“ A vereadora Eliza também está se aproveitando do momento político para falar mal da Prefeitura de João Pessoa, mas nós do Fórum não estamos levando para esse lado”, completou Lu Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário