segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Olê mulher rendê... Olê mulher rendá...


Quando falamos em Mulheres de destaque na sociedade Paraibana, vem logo na nossa mente cantoras, atrizes e famosas em geral, que levam o nome do nosso estado para os holofotes. Mas bem perto de nós existem mulheres que merece tal destaque assim como todas aquelas famosas, são mulheres que se destacam por atividades do dia-a-dia, como, por exemplo, fazer renda.
Entre várias mulheres rendeiras existentes na Paraíba, vou destacar 400, que estão organizadas em cinco associações e cooperativas no sertão paraibano, as quais se dedicam à produção da renda Renascença.
A renda foi uma herança deixada pelos mais velhos, difundida de geração e geração. A renda Renascença, a bordada pelas rendeiras em destaque, se diferencia das demais pelo estilo de bordado feito exclusivamente à mão com traços marcantes em que predominam pontos exclusivos e entrelaçados. Tradicionalmente feita em tecido branco, à renda Renascença da Paraíba ganhou versatilidade e passou a ser feita também nas cores pretas, marrom café, laranja e azul marinho.
No ofício de todo dia, com linha, agulha e lace bordam, nossas rendeiras do sertão paraibano alinham toalhas, lençóis, colchas, fronhas e mantas, com muita habilidade, criatividade e talento. O resultado são peças belíssimas que conquistam a todos com a sua delicadeza.
O estilista Walter Rodrigues, no início do ano esteve na Paraíba para um maior contato com o artesanato das nossas rendeiras, pois é de seu interesse o trabalho das mesmas. “O artesanato paraibano tem sido muito bem apreciado lá fora e a renda principalmente. Pretendo utilizar a técnica na minha próxima coleção de inverno, além de levar ela para os pés, por meio dos calçado” - diz o estilista em uma entrevista.
Essas anônimas rendeiras merecem todo o destaque e reconhecimento, pois sua criatividade, seu talento e trabalho, refletido em cada peça de renda, fazem parte da nossa cultura. Vermos a beleza da renda paraibana, feita na simplicidade do dia-a-dia de cada rendeira, nos faz ter mais orgulho em dizer: Somos Paraíba sim senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário